domingo, 4 de setembro de 2011

Graceland - Elvis Presley


A casa que Elvis Presley comprou para seus pais, em 1957, se chama "Graceland" – "Terra da Graça", e fica na cidade de Memphis, no estado do Tennessee. No sul dos Estados Unidos, muitas casas têm nomes, especialmente as casas históricas, algumas datando de antes da guerra civil de 1860-65. Na história da casa de Elvis Presley, não fica claro se a casa já tinha este nome antes, ou se o próprio Elvis escolheu "Graceland". A casa não é velha, pelo menos em comparação com outras casas históricas do sul, porque foi construída no século XX. Seja como for, esta casa, depois de tantos anos da morte do artista, se transformou em um ponto de romaria para os milhões de fãs de Elvis Presley no mundo inteiro, e seu nome, Graceland, aparece em músicas e filmes.
Uma visita a Graceland é muito mais que simplesmente um ato turístico, por muitas razões. Inicialmente, tem a questão histórica mesmo, afinal o famoso artista morou nesta casa por muitos anos, portanto uma visita a sua casa é mais que puro entretenimento. Ninguém, por mais que não goste da música de Elvis Presley, pode negar a sua importância para a música não só dos Estados Unidos, mas do mundo todo.
A casa foi mantida como estava quando Elvis morreu, e portanto a decoração reflete o gosto    do final dos anos setenta. Os móveis são pesados, feitos de peles de animais, o carpete é exagerado, as cortinas são absurdas.  O corredor estreito leva ao porão, onde Elvis tinha sua sala de tevê (cinco televisores nas paredes), e sua sala de jogos. O corredor é coberto de espelhos, e a impressão que se tem, ao passar por ele, é de estar-se em um daqueles quartos de espelhos nos parques de diversão. 

No terreno ao redor da casa, Elvis tinha algumas construções dedicadas à administração da sua carreira e da casa, uma quadra de raquetball, um estábulo para os cavalos, e balanços para sua filha. Cada uma destas coisas foi muito bem conservada, inclusive os cavalos, que usam tapadeiras especiais e são mantidos longe da multidão, para não se assustarem.

O jardim da meditação foi realmente um jardim até que a família resolveu trazer os restos mortais de Elvis para cá, e depois também os de sua mãe, de sua avó, e mais tarde os de seu pai. Há também uma placa pequena dando o nome do irmão gêmeo de Elvis, que morreu ao nascer.

Fonte: Eva Paulino Bueno.